vanessa neuber

trajetória profissional e projetos pessoais

Agente de mudanças, inquieta e sonhadora. Já no curso Técnico em Estilismo, em 2001, vislumbrava uma moda diferente, com poesia e trilha sonora. Viajava nas pesquisas, apaixonada pelos moodboards feitos de colagens. As temáticas dos meus projetos passaram por Frankenstein de Mary Shelley, banda Hole e Smashing Pumpkins, por exemplo.

 

Em 2008, me formei em Design de Moda e nascia o projeto arTshirts: camisetas artísticas, exclusivas, feitas sob encomenda. Os clientes sopravam seus dentes-de-leão, sua essência era capturada e transformada em assemblagem, com aviamentos, tecidos e bordados. As raízes desse projeto foram fincadas no amor pela arte, cinema, música e poesia. 

Em 2009, nasceu o espaço Estiloarte Ateliê e Galeria, movimentando o cenário artístico e cultural, na cidade de Blumenau.

 

Trabalhei como estilista durante 16 anos (2001-2017) em indústrias têxteis renomadas, e encarava meus projetos artísticos como hobby. 

Meus estudos, enquanto artista visual, iniciaram-se de forma espontânea, autodidata e a minha primeira exposição individual, ocorreu em 2010, no MAB - Museu de Arte de Blumenau.

Em 2013, meu projeto intitulado Vestindo Almas Emprestadas foi premiado pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, o que possibilitou meus estudos na London College of Fashion. A partir desta experiência, surgiu o projeto de oficina “Figurino x Direção de Arte x Produção de Moda”.

Em 2015, morando em Florianópolis, lancei a Neuber, selo criado para divulgar e comercializar sua arte aplicada, inicialmente, em camisetas e posters.

Em 2016, aconteceu a minha segunda exposição individual, no Salão Angelim, em Blumenau e nasce o projeto de oficina "Colagem Sensitiva - Arte e Meditação". Foi o início de uma jornada pelo Brasil, levando meu trabalho às feiras de arte e publicações, também ministrando oficinas.

Em 2017, concluí minha pós-graduação em História da Arte publicando o artigo “Por que, em pleno século XXI, ainda precisamos do termo ‘mulheres artistas’.” Neste mesmo ano lancei meu primeiro livro de artista, com poemas e ilustrações, totalmente independente. Então, finalmente decidi encarar o desafio em me dedicar exclusivamente aos meus projetos pessoais: Neuber Arte, Publicações e Oficinas Criativas.

Em 2018, lancei meus primeiros fanzines, com o conteúdo do artigo de conclusão da pós-graduação e nasce o projeto de oficina "Fanzine - Arte e Feminismo".

Em 2019, dou à luz o meu segundo livro de artista com lançamento nas cidades de Blumenau, Florianópolis, São Paulo e Montevidéu. Participei da primeira feira internacional, a Microutopias, no Uruguai. Até o final deste mesmo ano, meu trabalho passou pela curadoria de 18 feiras de arte e publicações independentes, e também meus projetos de oficinas criativas foram abraçados por 9 estados e 14 cidades.

Também em 2019, uma de minhas obras de videoarte integra a exposição Coletiva "Intersecções com a Paisagem" 14 ª Bienal de Curitiba / Polo SC.

Início de 2020, concluí o curso “Healing With The Arts”, no formato EAD, disponibilizado pela Universidade da Flórida e também o curso Soul Collage, método criado pela estadunidense Senna Frost. Neste mesmo ano me tornei Mestra Curadora em Reiki Usui Shiki Ryoho.

As poéticas de minhas obras revelam minha essência mística e questionadora do status quo, alinhadas às causas defendo. Sigo acreditando, recortando o medo e colando coragem, apontando pra fé e remando com amor.

CONTAto

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Tumblr Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Tumblr Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2018 por Vanessa Neuber