vanessa neuber

trajetória profissional e projetos pessoais

Agente de mudanças, inquieta e sonhadora. Já no curso Técnico em Estilismo, em 2001, vislumbrava uma moda diferente, com poesia e trilha sonora. Viajava nas pesquisas, apaixonada pelos moodboards feitos de colagens.

 

Em 2008, me formei em Design de Moda e nascia o projeto arTshirts: camisetas artísticas, exclusivas, feitas sob encomenda. Os clientes sopravam seus dentes-de-leão, sua essência era capturada e transformada em assemblagem, com aviamentos, tecidos e bordados. Com esse projeto, Iniciei uma jornada de exposições, em espaços culturais de Blumenau e região. As raízes desse projeto foram fincadas no amor pela arte.

 

Em 2009, nasceu o espaço Estiloarte Ateliê e Galeria, movimentando o cenário artístico e cultural, na cidade de Blumenau. Meus estudos, enquanto artista visual, iniciaram-se de forma espontânea, autodidata e a minha primeira exposição individual, ocorreu em 2010, no MAB - Museu de Arte de Blumenau. Também neste mesmo ano, realizei os meus primeiros trabalhos como figurinista e também como professora.

 

Em 2013, meu projeto intitulado Vestindo Almas Emprestadas foi premiado pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, o que possibilitou meus estudos na London College of Fashion. A partir desta experiência, surgiu o projeto de oficina “Figurino x Direção de Arte x Produção de Moda”.

 

Em 2015, morando em Florianópolis, lancei a Neuber, selo criado para divulgar e comercializar sua arte aplicada, inicialmente, em camisetas e posters.

 

Em 2016, aconteceu a minha segunda exposição individual, no Salão Angelim, em Blumenau e nasce o projeto de oficina "Colagem Sensitiva - Arte e Meditação". Foi o início de uma jornada pelo Brasil, levando meu trabalho às feiras de arte e publicações, também ministrando oficinas.

 

Em 2017, concluí minha pós-graduação em História da Arte publicando o artigo “Por que, em pleno século XXI, ainda precisamos do termo ‘mulheres artistas’.” Neste mesmo ano lancei meu primeiro livro de artista, com poemas e ilustrações, totalmente independente.

 

Então, finalmente decidi encarar o desafio em me dedicar exclusivamente aos meus projetos pessoais: Neuber Arte, Publicações Independentes e Oficinas Criativas.

 

Em 2018, lancei meus primeiros fanzines, com o conteúdo do artigo de conclusão da pós-graduação e nasce o projeto de oficina "Fanzine - Arte e Feminismo".

 

Em 2019, dou à luz o meu segundo livro de artista com lançamento nas cidades de Blumenau, Florianópolis, São Paulo e Montevidéu. Participei da primeira feira internacional, a Microutopias, no Uruguai. Até o final deste mesmo ano, meu trabalho passou pela curadoria de 18 feiras de arte e publicações independentes, e também meus projetos de oficinas criativas foram abraçados por 9 estados e 14 cidades.

 

Também em 2019, uma de minhas obras de videoarte integra a exposição Coletiva "Intersecções com a Paisagem" 14 ª Bienal de Curitiba / Polo SC.

 

Início de 2020, concluí o curso “Healing With The Arts”, no formato EAD, disponibilizado pela Universidade da Flórida e também o curso Soul Collage, método criado pela estadunidense Senna Frost. Neste mesmo ano me tornei Mestra Curadora em Reiki Usui Shiki Ryoho. 

Nos últimos suspiros de 2020, minha trajetória foi premiada pelo Edital Aldir Blanc de Reconhecimento por Trajetória Cultural da  Fundação Catarinense de Cultura.