top of page

                Nascida e criada em uma cidade brasileira à beira do Rio Itajaí-Açu, Vanessa Neuber mergulha nas mais diversas vertentes artísticas. Além de artista visual, ela é designer, ilustradora, professora, poeta, mestra curadora em Reiki, agente da harmonia e mensageira que declara a arte como um presente onipresente.

                Durante 15 anos, trabalhou como designer de moda, figurinista e diretora de arte. Formada no curso Técnico em Estilismo em 2002 e graduada em Design de Moda em 2008, adquiriu experiência com grandes nomes do mercado de moda. Inquieta e sonhadora, vislumbrava uma moda diferente, com poesia e trilha sonora. Viajava nas pesquisas, apaixonada pelos moodboards feitos de colagens. Em 2013, seu projeto de figurino "Vestindo Almas Emprestadas" foi premiado pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, possibilitando seus estudos na renomada London College of Fashion. Depois de algumas experiências como figurinista e diretora de arte em projetos audiovisuais e teatrais, nasceu o workshop Direção de Arte, Figurino e Moda. Apaixonada por música, cinema, poesia, a arte acompanha suas inspirações em toda a sua trajetória.

                Seus estudos como artista visual iniciaram-se de forma espontânea e autodidata. Sua primeira exposição individual, intitulada "Sopros de Felicid'arte", ocorreu em 2010 no Museu de Arte de Blumenau. Após algumas exposições menores, em 2016, realizou sua segunda exposição individual, intitulada "Máscaras Voadoras", no Salão Angelim, em Blumenau. Em 2019, uma de suas obras, intitulada "Aviso de Gatilho: POESIA", integrou a exposição coletiva "Intersecções com a Paisagem" da 14ª Bienal de Curitiba / Polo SC. Em 2021, realizou duas exposições: a mostra virtual coletiva "Sangue Luz Sombra" e a mostra individual "A Lei da Polaridade me faz Dançar".

                Em 2016, Vanessa criou o projeto arte terapêutico Colagem Sensitiva, uma experiência intuitiva e a oportunidade de desacelerar diante do caos interno e mundano, olhar para dentro de si e mergulhar mais profundamente no universo criativo particular através do processo meditativo. O projeto teve mais de 25 edições em várias regiões do Brasil. Em agosto de 2022, concluiu sua especialização em Psicologia Analítica com ênfase em Mitologia, Contos e Artes com uma pesquisa focada neste projeto.

                Como conclusão de sua pós-graduação em História da Arte, em 2017, escreveu o artigo "Por que, em pleno século 21, ainda precisamos do termo ‘mulheres artistas’?", que foi materializado em quatro zines. Este trabalho resultou também no workshop "Zine, Arte e Feminismo", realizado em aproximadamente 15 edições no Brasil, com o objetivo de disseminar a história das mulheres e destacar a trajetória de mulheres artistas subestimadas. Em 2021, idealizou e ministrou o curso Processos Criativos em Publicações Independentes, com carga horária de 10 horas.

                Como poeta, publicou dois livros: "Personagens que você matou, mas ainda não sabe / Algumas pistas ou poemas perdidos" (2017) e "Paraísos Orgânicos em Artérias Expostas" (2019), lançados em Blumenau, Florianópolis, São Paulo e Montevidéu. Esses trabalhos deram origem ao selo Neuber Arte e Publicações Independentes. Até o final de 2019, seu trabalho foi selecionado para participar de 15 feiras e mercados de arte.

                A poética de sua obra reflete uma essência mística e questionadora do status quo, abordando temas como filosofia, psicologia, mitologia, hermetismo, astrologia, natureza e feminismo. Seu fascínio pelo mistério e pelo inexplicável permeia a sua produção artística, materializada em forma de colagens, assemblagens e livros de artista. Atualmente morando em Berlim, está escrevendo sua trajetória também na Europa.

bottom of page