colagem sensitiva

arte e meditação

   Esta vivência, além de apresentar as possibilidades diante da técnica de colagem analógica, também dissemina um método empírico de criação, valorizando o processo de construção da imagem, através dos sentidos e do autoconhecimento. Uma experiência intuitiva e a oportunidade de desacelerar diante do caos interno e mundano, olhar para dentro de si, e mergulhar mais profundamente no universo criativo particular através do processo meditativo.

 

     HISTÓRICO

   Em 2016, através do Edital Angelim, nasce a “Oficina Experimental de Arte Colagem Sensitiva”. O projeto foi apresentado como contrapartida do edital que promove exposições temporárias de artes visuais, em Blumenau. Após as primeiras edições, que ocorreram na Universidade Regional de Blumenau e no Instituto Blumenauense de Ensino Superior, o projeto, que passou a se chamar “Colagem Sensitiva”, iniciou sua jornada cintilante por outras regiões do Brasil. Cidades que abraçaram o projeto: Belo Horizonte (MG) Blumenau (SC) Brasília (DF) Curitiba (PR) Florianópolis (SC) Goiânia (GO) Joinville (SC) Recife (PE) Rio dos Cedros (SC) Maceió (AL) Pirenópolis (GO) Porto Alegre (RS) São Paulo (SP) Timbó (SC).

     OBJETIVOS

  • Expandir o olhar e a intuição;

  • Instigar a criatividade;

  • Praticar a meditação e a atenção plena ( mindfullness );

  • Materializar de forma subjetiva sentimentos diversos.

 

     CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Introdução, breve histórico, principais representantes e métodos;

  • O processo criativo, os elementos oníricos e a meditação;

  • Exercício: mergulho na essência individual;

  • Compartilhamento de experiências;

  • Expansão de ideias e materialização.

     SOBRE VANESSA NEUBER

     Multiartista, graduada em Design, pós-graduada em História da Arte e pós-graduanda em Psicologia Analítica com ênfase em Mitologia, Contos e Artes. Também aprimorou seus conhecimentos através dos cursos Healing With The Arts, pela Universidade da Flórida, e Soul Collage, método criado pela estadunidense Senna Frost. Idealizadora do selo Neuber suas criações abraçam arte e design, publicações independentes, oficinas e cursos criativos. Poeta, reikiana, agente da harmonia e mensageira que declara a arte como presente onipresente, as poéticas de suas obras revelam a sua essência mística e questionadora do status quo. Seus projetos circulam em exposições, feiras e espaços culturais pelo Brasil e América Latina.

     PÚBLICO ALVO

     Qualquer pessoa, com idade acima de 16 anos, que esteja disposta a mergulhar em seu universo criativo particular.

     ALGUNS DEPOIMENTOS

    “Participar da oficina com a artista Vanessa Neuber foi uma ótima experiência artística, mística e sensorial. Houve a fruição e o desejo em produzir mais, pois a oficina é excelente, principalmente para quem busca uma maneira alternativa, uma nova proposta para a instigar o lado criativo. ”

Pedro Gottardi, estudante de Artes Visuais.

“Eu adorei ter participado, foi uma experiência repleta de conhecimento, reflexão e prática. Superou as minhas expectativas. ”

Jonas Vargas, acadêmico de arquitetura.

“Esperava apenas por um sábado diferente, com um pouco de arte, mas o que encontrei foi muito maior. Esta possibilidade de trocar experiências, meditar e ainda produzir colagens foi fantástica! Eu amei a oficina! ”

Gabriele G. Spiess, estudante de Secretariado Bilíngue.

“Foi muito bom participar da oficina, um momento de despertar para a criatividade! Permite a quem não se considera com grandes habilidades para o desenho encontrar uma forma de se expressar através da cor e da construção de um mundo novo de imagens. Pena que foi muito curto! “

Marco Struve, dentista, professor universitário, licenciando em história.

Dia 13/11 das 14h às 16h30
Dia 14/11 das 14h às 17h
Dia 27/11 das 13h30 às 16h